domingo, 29 de abril de 2012

SEMINÁRIO ADAPTADO ÀS AULAS DE BIOLOGIA

DEFINIÇÃO: Do latim "seminarium" = exposição seguida de debates por um grupo de estudos sobre temas específicos, científicos e culturais.
Origem etimológica: "Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras". O seminário é uma técnica de aprendizagem que inclui pesquisa, discussão e debates. É uma troca de ideias entre quem apresenta e quem assiste a partir de um tema determinado.

CARACTERÍSTICAS: 
* relação dialógica;
* criação de espaço para perguntas-dúvida e a problematização;
* aluno como sujeito ativo da aprendizagem, mas mediado pelo professor(a);
* relação teórico-prática;
* conscientização do tema em todas as etapas: antes, durante e depois;
* proposta de ensinar e aprender.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO:
- pode ser individual ou em grupo; dividido em sub-grupos.
- o debate envolve a todos.
- chegam-se às conclusões com o auxílio do professor(a).
- o estudante necessita de tempo para pesquisar e preparar o material.
- os mais tímidos tem de preparar-se emocionalmente para falar diante da turma. E todos são capazes.

AVALIAÇÃO:
Elaboração de um roteiro de um seminário observando a exatidão, planejamento equilibrado, com sequência, adequação da matéria quanto à seleção em quantidade e qualidade, exposição oral (controle da turma, voz, vocabulário e relacionamento com a classe) como também, a seleção e uso de material didático, bibliográfico, tecnológico, etc.

Agradecimentos à Professora Margarete Ledur H.

ENFIM, é uma outra metodologia de ensino em que todos participam e aprendem. 
Bom trabalho e ótimo seminário sobre as principais doenças viróticas e bacterianas nos terceiros anos.

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