segunda-feira, 16 de abril de 2012

GAIA - VOCÊ FAZ PARTE DELA...


A TEORIA DE GAIA


A teoria de Gaia foi desenvolvida por James Lovelook e colaboradores. Eles trabalhavam para a NASA e seu trabalho consistia em analisar as reflexões da luz na atmosfera dos planetas. Com base nisto era possível determinar à composição de gases das atmosferas dos planetas vizinhos ao nosso.

A partir deste trabalho eles perceberam que a Terra tinha uma atmosfera incomum composta de gases com alto grau de organizações e potencial energético. O que contraria os princípios da termodinâmica. Uma velha lei da física que diz que tudo, no universo, tende ao caos e a desorganização térmica.

Lovelook percebeu que a presença de uma composição peculiar na atmosfera da Terra se deve a existência da vida em todas as suas formas. Ela, usando a luz solar, é capaz de criar um ambiente próprio para sua existência e resistir à tendência à “morte térmica” que é a lei mor do Universo. Entre estes gases próprios à vida estão o gás carbônico, o oxigênio e o nitrogênio. Os três elementos mais importantes da vida na Terra em uma forma que permite seu trânsito em toda à biosfera. Com base nas suas descobertas Lovelook previu que nenhum planeta próximo tivesse vida. Fato que lhe custou o emprego da NASA a quem uma teoria desta acabaria com a mamata de projetos de bilhões de dólares.

Com base nas suas pesquisas Lovelook sugeriu que todo o planeta é um grande sistema vivo autorregulado capaz de existir em equilíbrio no contexto do Universo. Ele batizou este ser planetário de Gaia. Nome grego para a deusa da terra. Sua teoria foi batizada como “Hipótese Gaia”.

A “Hipótese Gaia” é um arcabouço teórico que tem inspirado ecologistas no mundo todo. Sua compreensão indica que todos os seres vivos e os ciclos naturais que ocorrem na água, terra e ar são parte de uma grande ser vivo. São suas células, órgãos, glândulas, ossos e artérias. A falta ou dano a qualquer parte atinge o todo.

O seu perfeito funcionamento vem permitindo, ao longo de bilhões de anos, a magnífica sinfonia da evolução orgânica, como dizia Lutzengerber, o divulgador da “Hipótese Gaia” no Brasil. Fato que faz de “Gaia” um ser único no Universo. Pelo menos ao que sabemos até aqui.
Arno Kayser – 27.06.2011
Agrônomo, Ecologista e Escritor

Nenhum comentário: