terça-feira, 17 de abril de 2012

COMO FAZER UM RESUMO

Resumo é uma síntese dos elementos principais de um documento.
           Há 3 tipos de resumo: 
* Indicativo: só menciona o que é tratado num documento. Usado em pôsteres e similares. Entre 50 e 100 palavras.
* Informativo: sintetiza as finalidades, métodos, resultados e conclusões de um documento.       Apresenta as informações centrais contidas nele, possibilitanto ao leitor julgar a pertinência de sua leitura. Em trabalhos acadêmicos, relatórios técnico-científicos e artigos de periódicos. De 100 a 250 palavras.
* Crítico: conhecido como resenha. Oferece uma apreciação crítica a seu respeito. Sem limite de palavras.

Em qualquer resumo deve constar: objetivos, métodos, resultados e conclusões do documento resumido.

ESTRUTURA E LINGUAGEM DO RESUMO:
* REDAÇÃO: parágrafo único, frases afirmativas e concisas (sem tópicos). Os verbos usados na voz ativa e 3ª pessoa do singular. Evitar o uso de símbolos.
* Normas da ABNT: Folha A4, pode ser escrito a mão em folha pautada. Margens: superior e esquerda 3 cm, inferior e direita 2 cm. Fonte Times ou Arial, tamanho 12, espaço 1,5.
* PALAVRAS-CHAVE: logo abaixo do resumo, separadas por ponto. Quando o resumo for publicado.

ATENÇÃO: Nos trabalhos escolares do Ens. Médio, geralmente usaremos o resumo INFORMATIVO.
                     E não serão necessárias as palavras-chave.
                     Na próxima postagem, somente um exemplo.

Agradecimentos ao Prof° Charles

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